Execução do projeto é feita por empresa terceirizada, com apoio da ATI para gestão e administração dos trabalhos

Ponto de encontro entre os biomas Cerrado, Pantanal e Amazônia, o Parque Estadual do Cantão chama a atenção de todos por sua diversidade de fauna e flora. Além da preservação ambiental, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), apostou na restruturação da rede do parque para o fornecimento de internet, via rádio, e telefonia digital a fim de manter o potencial turístico do local. Nesse sentido, o Governo viabilizará o acesso à internet em localidades que não possuem infraestrutura de rede.

No Cantão, o projeto de conectividade é totalmente sustentável: as placas solares fazem a captação e garantem o armazenamento da energia para alimentar a rede, via rádio, no hotel. Toda execução do projeto é feita por uma empresa terceirizada, com apoio da ATI para gestão e administração dos trabalhos.

O presidente da ATI, Thiago Maciel, reforça o empenho do Governo do Tocantins em levar conectividade para mais localidades como estratégia de auxiliar o desenvolvimento socioeconômico e proporcionar melhor estrutura em diversos pontos do Estado. “A implementação e a expansão de projetos como este possibilitam o desenvolvimento socioeconômico da região, o fomento ao turismo e as melhores condições de estrutura para diversas áreas. Tudo isso vai ao encontro da proposta do Governo de avançar ao proporcionar internet de qualidade em todas as localidades do Estado”, afirma.

O superintendente de Infraestrutura da ATI, Augusto Ayres, destaca que o Governo fez um estudo e, agora, expandirá o projeto para outras localidades. “O projeto-piloto no Cantão deu certo e, agora, o Governo expandirá para que mais regiões do Tocantins, que não possuem infraestrutura de rede, sejam atendidas”, finaliza.

By Marrony Gomes

Marrony Gomes, sou um jornalista em busca de aprendizado constante, um pai e esposo dedicado, um cristão comprometido, um fotógrafo apaixonado e um amante do lazer em família.