Atividade representa um novo marco para o país asiático na corrida para conquista do espaço

Na madrugada desta 6ª feira (17.set), três astronautas retornaram à Terra após um período de três meses a bordo da estação espacial da China. As autoridades do país comemoraram o sucesso da missão, que representa um marco na corrida para a conquista do espaço.

Com o auxílio de paraquedas, a cápsula pousou às 13h34 de hoje (2h34 no horário de Brasília) no deserto de Gobi, noroeste da China, completando a missão espacial mais longa do país asiático.

“A missão Shenzhou-12 alcançou o objetivo de ativar a nova estação e colocá-la em funcionamento”, declarou o astrônomo do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, Jonathan McDowell, à France-Presse.

A agência espacial chinesa (CMSA, na sigla em inglês) também celebrou o êxito da missão. Segundo a entidade, a China já possui sondas na Lua e em Marte, e está programando o envio de astronautas à Lua até 2030. A estação espacial chinesa, Tiangong, ainda está em construção, mas, quando concluída, é esperado que tenha vida útil de pelo menos dez anos.

By Marrony Gomes

Marrony Gomes, sou um jornalista em busca de aprendizado constante, um pai e esposo dedicado, um cristão comprometido, um fotógrafo apaixonado e um amante do lazer em família.