Com a chegada do 5G ao Brasil, ainda existem muitas dúvidas sobre seu funcionamento e os celulares compatíveis. A internet móvel de quinta geração vem atraindo a atenção do público desde o leilão realizado pela Anatel em novembro de 2021. De lá para cá, algumas empresas, como Apple, Realme, Samsung, Motorola e Xiaomi, lançaram smartphones que funcionam com 5G no país.

Nas linhas a seguir, entenda por que o 5G não funciona em qualquer celular. Para isso, é preciso ter um modelo compatível com a tecnologia, o que permite tirar proveito da navegação mais veloz e melhor latência.

Como saber se seu celular é 5G

A primeira coisa é ter em mente que celulares comercializados sem indicação de compatibilidade com o 5G permanecerão assim. Ou seja, se não há indicativo na caixa do aparelho, no nome do modelo ou no site da fabricante, é muito provável que o smartphone não seja compatível. Não é possível transformar um smartphone 4G em um aparelho que receba a nova rede móvel. Para quem ainda tem dúvidas, é possível confirmar se o modelo dr conecta ao 5G nas configurações de rede do celular.

Em modelos de iPhone isso pode ser feito acessando Ajustes > Celular > Opções de Dados Celulares > Voz e Dados. Lá é exibida uma lista das redes de internet disponíveis para o aparelho. Em celulares Android o caminho é semelhante: o usuário deverá acessar Configurações > Conexões > Redes Móveis e verificar a lista das gerações de internet compatíveis.

Conexão está presente apenas nas capitais

Outro ponto importante a ser considerado é a disponibilidade na região. A internet móvel de quinta geração já está presente em todas as capitais do Brasil, mas não deve chegar às outras cidades tão cedo. No cronograma da Anatel, o próximo passo para expansão da nova internet móvel em território brasileiro é a ativação do sinal em municípios com mais de 500 mil habitantes. A limpeza da faixa de 3,5 GHz nessas localidades deve ser feita até janeiro de 2023 e, a partir disso, poderá ser iniciada a ativação.

Segundo o Governo Federal, até o momento, estão ativas 5.275 antenas de 5G standalone, sendo este o dobro do valor mínimo (2.528) estabelecido no leilão de radiofrequências. A previsão é que o número de estações chegue a 6.370 até 2025, conforme as obrigações assumidas pelas empresas vencedoras do leilão do 5G.

By Marrony Gomes

Marrony Gomes, sou um jornalista em busca de aprendizado constante, um pai e esposo dedicado, um cristão comprometido, um fotógrafo apaixonado e um amante do lazer em família.

Sair da versão mobile
%%footer%%