Excesso de chuvas em Lagoa da Confusão causa perda de cinco mil hectares de arroz e prejuízo estimado em R$ 60 milhões

As chuvas intensas que atingiram o Tocantins nas últimas semanas trouxeram prejuízos tanto para as cidades quanto para o campo. Segundo a Defesa Civil, mais de 200 pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas devido às inundações em várias regiões do interior do estado.

Na área rural, um dos setores mais afetados foi o de produção de arroz em Lagoa da Confusão. Com as plantações alagadas, a colheita teve que ser suspensa, e a Associação de Produtores Rurais estima que cerca de cinco mil hectares de arroz serão perdidos, o que equivale a aproximadamente 30 mil toneladas e um prejuízo estimado em R$ 60 milhões.

O presidente da Aproest, Wagno Milhomem, informou que a organização está trabalhando em medidas de reparação para ajudar os produtores e, também, para recuperar as estradas que foram danificadas pelas chuvas. O prefeito de Lagoa da Confusão, Thiago Soares Carlos, que também é produtor rural, está preocupado com a possibilidade de mais chuvas e como isso pode prejudicar ainda mais a colheita.

A situação é tão grave que a prefeitura de Lagoa da Confusão decretou situação de emergência. Além disso, alguns indígenas ficaram ilhados e precisaram ser resgatados de helicóptero. Moradores e produtores rurais estão apreensivos com a situação, pois a colheita precisa ser realizada rapidamente e a possibilidade de mais chuvas pode agravar ainda mais a situação.

Zona rural de Lagoa da Confusão ficou debaixo d'água — Foto: TV Anhanguera/Reprodução

By Marrony Gomes

Marrony Gomes, sou um jornalista em busca de aprendizado constante, um pai e esposo dedicado, um cristão comprometido, um fotógrafo apaixonado e um amante do lazer em família.