Foto : Divulgação

As ações realizadas na Casa de Apoio do Governo do Tocantins continuam sendo intensificadas, com os esforços contínuos da equipe da instituição e parceiros voluntários. Ao longo de 2020, a Casa de Apoio Vera Lúcia Paganni já realizou 14.350 mil atendimentos a pessoas vindas dos 139 municípios tocantinenses e também de outros estados, no período de janeiro a novembro.

Os pacientes de hospitais públicos de Palmas, que moram no interior do Tocantins e, ou, em estados vizinhos, contam com a atenção especial do Governo do Tocantins no momento em que mais precisam com hospedagem na Casa de Apoio, gerida pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas). Recebem ainda gratuitamente três refeições diárias e apoio psicológico e espiritual, entre outros. A instituição tem capacidade de atender diariamente 126 pessoas.

Palestra:

Uma das doenças tratadas pelos pacientes da instituição é o câncer de próstata. E na manhã desta quarta-feira, 25, em alusão à campanha Novembro Azul, o Governo do Tocantins, por meio da Setas, e parceiros promoveram na Casa de Apoio uma palestra sobre como detectar precocemente a doença. “Estamos sempre orientando hóspedes e servidores sobre a prevenção de diversas doenças, além dos cuidados diários para evitar a contaminação por Covid-19”, afirmou a gerente da instituição, Elisângela Sardinha.

O paciente Zacarias Monteiro Silva, que mora em Gurupi e está em tratamento de um câncer de próstata, participou da palestra. “As informações são muito importantes, porque incentivam os homens a fazerem exames de prevenção o mais cedo possível para não precisar passar pelo sofrimento que estou passando”, informou.

Localização:

A Casa de Apoio fica a 200 metros do Hospital Geral de Palmas (HGP), o que facilita o acesso. Além do custeio contínuo do Governo do Tocantins, a instalação também conta com doações de parceiros voluntários, que ajudam de diversas formas.

O secretário da Setas, José Messias Araújo, destacou que a continuidade dos trabalhos na Casa de Apoio, durante este ano, mesmo com a pandemia da Covid-19, foi uma determinação do governador Mauro Carlesse. “A equipe da Casa de Apoio intensifica diariamente os cuidados para continuar recebendo os pacientes e seus acompanhantes com objetivo de dar continuidade aos tratamentos de saúde”, afirmou o gestor.

Estrutura:

A estrutura física da Casa é composta de mais de 100 leitos equipados com beliches, ar-condicionado, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho e área de convivência social e capela. Os hóspedes são selecionados e encaminhados pelas assistentes sociais dos hospitais públicos de Palmas. A instituição está localizada na Quadra 203 Sul, Avenida LO-05, APM-01. Contato pelo Telefone: 3218-2465.

By Marrony Gomes

Marrony Gomes, sou um jornalista em busca de aprendizado constante, um pai e esposo dedicado, um cristão comprometido, um fotógrafo apaixonado e um amante do lazer em família.

Sair da versão mobile
%%footer%%