Conecte-se Conosco
  Banner Home GIF  

Entretenimento

Putin visita Xi Jinping China e Rússia anunciam parceria ‘sem limites’

Publicado

em

Foto : Divulgação- Alexei Druzhinin/Sputnik/Pool via AP

O presidente da China, Xi Jinping, recebeu o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Pequim nesta sexta-feira (4) e os dois países anunciaram uma profunda parceria estratégica, que “não tem limites”.

“A amizade entre os dois Estados não tem limites, não há áreas ‘proibidas’ de cooperação”declararam China e Rússia em um comunicado conjunto após a reunião bilateral. Os países anunciaram planos de colaboração em várias áreas, incluindo espacial, mudanças climáticas, inteligência artificial e controle da internet.

‘Interferência externa’

Os líderes disseram que não vão tolerar tentativas estrangeiras de minar a estabilidade de suas regiões e que vão combater qualquer interferência e apoio a revoluções em suas áreas de influência.

“A Rússia e a China pretendem combater a interferência de forças externas nos assuntos internos de países soberanos sob qualquer pretexto”, diz o comunicado. “Ambos se opõem às ‘revoluções coloridas’ e aumentarão a cooperação nas áreas mencionadas”.

Revoluções coloridas” é o termo usado para se referir às manifestações políticas de oposição nas ex-repúblicas soviéticas que aproximaram Geórgia, Ucrânia e Quirguistão dos EUA nos anos 2000. A China acusa os Estados Unidos de colocarem lenha nos protestos de Hong Kong e apoiarem a independência de Taiwan. Putin acusa os americanos de desestabilizar a Ucrânia.

Putin viajou à China para a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno e se tornou o primeiro líder mundial a ser recebido para uma reunião bilateral por Xi Jinping desde o início da pandemia, há quase dois anos.  O encontro ocorre em meio à crescente tensão na fronteira da Rússia com a Ucrânia e a ameaça de países ocidentais de responder a uma possível invasão russa. Na semana passada, a China já havia dito que as preocupações da Rússia sobre a Ucrânia deveriam ser levadas a sério.

Xi Jinping afirmou que os dois países se apoiarão “resolutamente” na defesa de interesses centrais e aprofundarão a coordenação estratégica mútua. Disse também que essa cooperação estratégica é “inabalável, passada, presente e futura”.

Putin, por sua vez, celebrou as relações “sem precedentes” entre os dois países.

“Nossas relações bilaterais progrediram em um espírito de amizade e de associação estratégica. São relações realmente sem precedentes”, disse o presidente russo, que também elogiou o vínculo como “um exemplo de relação digna na qual cada um ajuda e apoia o outro em seu desenvolvimento”.

Os dois países também afirmaram no comunicado conjunto que o novo relacionamento é superior a qualquer aliança política ou militar da época da Guerra Fria.

Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Vistos

Copyright © 2021 - Tocantins Aqui

%d blogueiros gostam disto: