O mundo dos digitais influencer aproximou as marcas dos clientes e deixou tudo um pouco mais humano

Foi nos últimos anos que o mercado dos influenciadores digitais despontou no mercado publicitário digital. As marcas enxergaram uma lacuna de um contato mais próximo com o seu público e fizeram disto uma oportunidade. Mas afinal, o que é o marketing de influência e como funciona.

O marketing de influência foca no uso de pessoas influentes para divulgarem o seu produto. Na internet, normalmente são pessoas famosas, ou com um número relevante de seguidores, que utilizam de sua influência para divulgar um produto. Mas engana-se quem acha que isso vem somente com a internet.

Durante muitos anos na televisão e revistas, as grandes marcas já usavam pessoas com uma influência para utilizarem seus produtos em eventos, passeios e viagens. Isso fazia com o público visse e quisesse comprar. O diferencial de hoje, é que as marcas estão mais próximas e entendendo as dores do cliente.

Número não é tudo

Não foque somente em pessoas com alto número de seguidores. Em alguns casos, ter muitos seguidores não irá influenciar de fato o seu público. Pense em pessoas que tem poder de influência com o seu target, e não que tenha milhões de seguidores.

Entenda o nicho do influenciador

Não é porque a influenciadora está bombando nas redes sociais que você irá contratá-la. Entenda o nicho de mercado em que ela atua para ver se está adequado ao seu negócio. Por exemplo: se você possui uma hamburgueria, não envie seus produtos para a influencer fitness somente porque ela está em evidência. São coisas que não combinam.

A influência deve ser digital

Ao enviar o seu produto para o influenciador, explique do seu produto, fale dos diferenciais, mas nunca deixe que ele perca a sua originalidade. O que aproxima o influenciador do público é a forma como ele fala, então não imponha que ele mude de personalidade em função do seu produto.

Pagar ou não por um influenciador?

Depende da sua estratégia e do próprio influenciador. Em alguns casos, eles não cobram nada para divulgar sua marca desde que recebam o produto de forma gratuita. Essa prática é conhecida como permuta. Mas também existem influenciadores que fizeram disto uma profissão, e precisam receber pelos seus serviços. Nesta hora, tenha atenção ao mídia kit enviado pelo influenciador. É neste documento que irá conter seus números principais, o público e os valores.

By Marrony Gomes

Marrony Gomes, sou um jornalista em busca de aprendizado constante, um pai e esposo dedicado, um cristão comprometido, um fotógrafo apaixonado e um amante do lazer em família.