O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), promove formação técnica e monitoramento sobre os serviços do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e Família Acolhedora para 29 municípios tocantinenses, em três regionais.

A ação atende a equipe técnica dos serviços regionalizados do Creas e de acolhimento em Família Acolhedora; e os técnicos de referência que atendem nas três sedes e nos municípios vinculados.

Na capacitação, estão sendo abordados os serviços da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade; as competências e o trabalho a ser desenvolvido pelo Creas, como o Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), Medidas Socioeducativas e as ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), e pelo Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora para Crianças e Adolescentes; relacionamento interpessoal e aspectos éticos, realização de estudos de casos, e os demais assuntos pertinentes aos serviços.

A gerente da Proteção Social Especial da Setas, Ruth da Silva Sampaio, frisa que a realização da formação e do monitoramento nas três regionais visa aperfeiçoar o atendimento especializado que é disponibilizado aos usuários dos serviços. “A formação ocorre primeiramente na sede, com os técnicos dos equipamentos e os técnicos de referência dos municípios vinculados. Após esta etapa de formação, ocorre o monitoramento e as visitas aos equipamentos; esta etapa acontece nos municípios vinculados”, destacou.

Xambioá

Em Xambioáa ação ocorre desde a segunda-feira, 4, e prossegue até esta sexta, 8, e capacita a equipe técnica dos serviços regionalizados do Creas e de acolhimento em Família Acolhedora, e os técnicos de referência que atendem na sede Xambioá e nos municípios vinculados.

Taguatinga e Pedro Afonso

A ação ocorreu de 13 a 17 de novembro com os técnicos que atendem a população na sede dos serviços em Taguatinga e nos municípios vinculados; e de 27 de novembro a 1° de dezembro, atendendo os técnicos na sede dos serviços em Pedro Afonso e nos municípios vinculados.

No total, estão sendo atendidos 62 técnicos e secretários municipais da assistência social em 24 cidades tocantinenses: Ananás, Angico, Arraias, Aurora, Bom Jesus do Tocantins, Centenário, Conceição do Tocantins, Combinado, Darcinópolis, Itapiratins, Itacajá, Lavandeira, Novo Alegre, Paranã, Ponte Alta do Bom Jesus, Pedro Afonso, Piraquê, Riachinho, Recursolândia, Santa Maria do Tocantins, Taguatinga, Tupirama, Wanderlândia e Xambioá.