Palestras ocorreram no plantio irrigado Manoel Alves
Na manhã desta quinta-feira, 13, a programação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), na Agrosudeste segue com dia de campo de fruticultura, no projeto de irrigação Manoel Alves, município de Dianópolis, a 15 km de Almas (TO).
As palestras que ocorreram nas estações, abordaram os temas: Planejamento e estratégias de safra da cultura da manga com abordagem às janelas da produção, compra de insumos, planejamento das atividades operacionais e ainda, palestra sobre manejo de pragas e doenças na cultura da manga.
Para o consultor técnico em fruticultura irrigada Valdinei Silva Souza, o planejamento da produção é um critério importante para obter os melhores resultados.
“É importante o produtor definir a colheita, no período de floração. Ajudar o produtor a fazer o planejamento, definir o volume a ser colhido e a supervisão do plantio e dos frutos são essenciais para garantir uma boa colheita e maior comercialização”, afirmou Valdinei Silva.
Com o tema Manejo das doenças e pragas na cultura da manga, o engenheiro agrônomo Hugo Ribeiro de Souza abordou sobre a importância do monitoramento e a identificação de pragas e doenças na fruta.
“É uma cultura desafiadora que depende de muita mão de obra qualificada e os cuidados devem ser diários. São essenciais o monitoramento constante, para que não haja perda dos frutos; e a identificação antecipada das doenças, para evitar perda na produção e do mercado”, pontou Hugo.
O diretor de Empreendedorismo, Joaquim Urcino, frisou sobre a importância dos dias de campo na feira e a participação de jovens alunos das escolas agrícolas interessados no tema. “Esse dia de campo é uma aula que, com certeza, contribui na construção de conhecimento dos alunos, melhorando sua grade curricular através das informações ricas que recebem aqui”, informou o diretor.
Arena do conhecimento
Na programação da arena do Conhecimento, durante a 7ª Agrosudeste, também teve debate com a realização do 1° Encontro dos Presidentes das Associações do Sudeste do Tocantins.
Mediado pela Federação das Associações e Entidades Rurais do Tocantins (Faerto), o evento debateu sobre a agricultura familiar e a regularização fundiária, entre outros temas relacionados.
A Faerto é responsável por congregar associações, entidades rurais e lideranças políticas e rurais em todo o Tocantins.